Bronzeado! Conheça a história da cor mais desejada do verão

O verão chegou e o desejo de um bronzeado bonito e duradouro faz as praias e piscinas ficarem lotadas!

Mas lembre-se que devemos ter muita responsabilidade para não acabar com a nossa pele queimada, manchada e com sinais de envelhecimento precoce. A busca pela pele morena e bronzeada no verão nem sempre foi assim.

Durante décadas, uma pele exposta do sol não tinha bons olhos para a sociedade, e já na época dos romanos as mulheres utilizavam artifícios cosméticos para clarear a pele.

A pele não-bronzeada tinha um alto status na sociedade enquanto a pele bronzeada estava associada a pessoas que trabalhavam, como empregados de pessoas mais ricas, ou ainda: ter a pele clara significava que a pessoa tinha riqueza suficiente para contratar outras pessoas para fazer o trabalho manual. Com o passar dos anos, os trabalhos passaram a ser realizados dentro de escritórios e fábricas, e a pele bronzeada era possivel apenas para aqueles que podiam ter momentos de lazer.

Na moda, bastou Coco Chanel aparecer com um pequeno bronzeado, mesmo que adquirido acidentalmente em férias na Riviera Francesa nos anos 1920′s, para que as pessoas de pele branca passassem a desejar uma pele bronzeada. E durante anos foi assim: com os trabalhos realizados de escritórios, uma pessoa bronzeada significava que ela tinha riqueza necessária para ter momentos de lazer, até que em 1985, a Academia Americana de Dermatologia começou a alertar sobre os riscos da superexposição ao sol pelo grande número de casos de câncer de pele.

A pele não-bronzeada voltou a ter seu espaço na sociedade como um modelo a ser seguido de de pessoas saudaveis que cuidam da pele e preocupam-se em prevenir doenças, em uma conduta saudável e correta, enquanto peles extremamente bronzeadas passaram de uma imagem desejada a um reflexo de desleixo e falta de cuidado com a saúde.

Curiosidade: o primeiro protetor realmente eficaz foi desenvolvido pelo farmacêutico americano Benjamin Greene, em 1944, após a Segunda Guerra. Era uma composição à base de petróleo, de cor vermelha e um tanto viscosa. A marca foi batizada de Coppertone e tinha essência de jasmim. Em 2002, um novo capítulo na discussão surgiu, trazendo o crescente numero de mortes causadas pela insuficiente exposição ao sol, como casos de deficiencia de vitamina D e osteosporose. Além disso, a luz solar foi apontada como uma aliada no tratamento de doenças como psoriase e vitiligo. Assim, temos agora um conceito de bronzeado saudável, aquele praticado sem exageros ou superexposições.

Horários adequados de exposição solar, o uso de protetor solar diariamente e adequado para cada tipo de pele, novos cosméticos aliados a nanotecnologia fazem parte dessa nova exposição ao sol. Com responsabilidade, é possível aliar a exposição solar adequada a um bronzeado e aparência saudáveis. Se você está atrás daquele bronzeado, mas não quer que a sua pele fique desidratada e descasque, preste atenção nessas dicas para manter a pele bonita e prolongar ainda mais o bronzeado.

* Use protetor solar com fator de proteção de no mínimo 15 e não se esqueça de retocar de duas em duas horas. Já no rosto o ideal é passar um protetor solar fator 30, pois a pele é mais fina e propensa a manchas. E lembre-se: o protetor solar não impede a sua pele de se bronzear e sim permite que isso aconteça de forma saudável, sem os prejuízos de envelhecimento precoce, aparecimento de machas e ate o desenvolvimento de um câncer de pele.

* Não abuse do tempo na exposição solar, o bronzeamento deve ser gradual! A vermelhidão é um sinal de agressão à pele. Se acontecer e a começar a descamar, evite puxar a pele e use um hidratante corporal várias ao dia para segurar um pouco o bronzeado, não manchar a pele e hidratá-la;

* Use esfoliante de duas a três vezes na semana para remover as células mortas da nossa pele e permitir que o bronzeado uniforme chegue na pele. Use o Sabonete Esfoliante e alie um melhor resultado com as buchas vegetais. Confira ao lado mais dicas e os produtos que podem ajudar você manter um bronzeado lindo! Então, siga as dicas, fique com um tom de pele maravilhoso e um ótimo verão para todos!

* HIDRATANTES POS-SOL: Mantenha a pele hidratada, e não só no verão, mas durante o ano todo! Abuse na ingestão de água mineral, chás gelados e sucos, e também não esqueça dos cremes e sprays hidratantes, que além de hidratar a pele depois do sol, intensificam e uniformizam a cor da pele. O Gel Pós Sol e Mousse de Morango também são ideiais para uma sensação refrescante e evitar a descamação da pele.

* PROBRONZE Introduza na sua alimentação alimentos que são ricos em betacaroteno como manga, cenoura, beterraba, abóbora, mamão, espinafre, laranja e outros. O betacaroteno é um poderoso antioxidante e quando é ingerido é convertido em vitamina A, a qual auxilia na formação de melanina, dando assim um efeito bronzeado na pele. Nas Farmácias Central você encontra cápsulas de Probronze, que além do betacaroteno também possui na sua composição licopeno e vitaminas C e E, que auxiliam o bronzeado e atuam como antioxidantes.

* ILUMINE-SE Não esqueça de usar a Loção Iluminadora e Fixadora do bronzeado, que contém ativos que prolongam o bronzeado, deixando a sua pele linda e bronzeada por mais tempo.